PATROCINADORES

Nº 73: dispensa de licitação, vacina concentrada e uma boa e uma má notícia da Rússia

O Ministério da Saúde confirmou a dispensa de licitação para a compra de mais duas vacinas contra o novo coronavírus: a indiana Covaxin e a russa Sputnik V. Conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), o gasto previsto é de R$ 2,3 bilhões para a aquisição das doses e dos insumos. Os imunizantes, no entanto, só serão aplicados quando tiverem o uso aprovado pela Anvisa.

Onda prolongada

O Brasil completou na sexta-feira (19) um mês de média diária de mortes por covid-19 acima de mil. Já a média de casos está acima de 45 mil.

Concentração de vacinas

Um estudo feito pela One Campaign, ONG que luta contra a pobreza e pela prevenção de doenças, aponta que os países ricos estão perto de ter um bilhão de doses de vacinas a mais do que precisam. Na outra ponta, as nações mais pobres enfrentam dificuldades para comprar o imunizante. A desigualdade, na avaliação da entidade, pode prolongar a pandemia – já que a proteção contra o vírus pode demorar a chegar para bilhões de pessoas no mundo.

Entre o bem…

O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, anunciou neste sábado (20) o uma nova vacina contra o novo coronavírus: a CoviVac. Produzido pelo Centro Chumakov, esse é o terceiro imunizante desenvolvido no país. “Já produzimos mais de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V e cerca de 80 mil doses da EpiVacCorona e, em breve, avançaremos com a terceira linha de produção da CoviVac”, destacou.

E o mal

Enquanto o mundo está empenhado em controlar a pandemia do novo coronavírus, a Rússia informou neste sábado ter identificado os primeiros casos de gripe aviária H5N8 em humanos. Segundo a Bloomberg, sete casos foram detectados em trabalhadores de uma fazenda de criação de aves no sul do país. Mesmo com o alerta, as autoridades sanitárias russas indicaram que o vírus ainda não está sendo transmitido entre pessoas.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 20/02/21 – 19h30

Vacinados

194.429.200 no mundo
6.505.292 no Brasil

Casos confirmados no Brasil
• 10.139.148 – acumulado
• 57.472 – casos novos
• 9.067.939 – casos recuperados
• 4.824,8 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados no Brasil
• 245.977 – óbitos acumulados
• 1.212 – óbitos novos
• 2,4% – Letalidade
• 117,0 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − treze =

Pergunte para a

Mônica.