PATROCINADORES

Nº 45: mérito dos cientistas, vacina para crianças e a morte de uma lenda da TV

Vitória da ciência

Uma pesquisa EXAME/IDEIA mostra que 56% dos brasileiros consideram que o mérito pela aprovação das vacinas contra o novo coronavírus cabe à comunidade científica. O resultado é uma importante vitória e indica o reconhecimento da população em relação ao papel do Instituto Butantan e da Fiocruz na busca pelo imunizante. Os políticos são os que menos levam o crédito na jornada: 8% atribuem a conquista ao governador de São Paulo, João Doria; 5%, a Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, e apenas 1%, ao presidente Jair Bolsonaro. Já para 13% dos entrevistados, a liberação do uso emergencial das vacinas se deve a pressão da própria população.

Clipe da CoronaVac

Antes mesmo de ser aprovada para uso emergencial no Brasil, a CoronaVac já tinha um hino oficial. A adaptação do hit “Bum Bum Tam Tam”, do cantor MC Fioti, caiu nas graças das pessoas e ganhou um clipe gravado no Instituto Butantan – alvo do trocadilho. O vídeo foi lançado neste sábado e era um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Confira:

A vez das crianças

A rede americana de TV CNBC informa que a Pfizer deve iniciar em breve os testes de sua vacina em crianças de 12 a 15 anos. Os estudos são necessários para identificar a dosagem correta, a segurança do produto e a eficácia. O imunizante da farmacêutica, desenvolvido em parceria com a alemã BioNTech, foi aprovado para uso emergencial em pessoas acima de 16 anos.

Luto no jornalismo

O apresentador de TV Larry King, que comandou por 25 anos o talk show Larry King Live na CNN, morreu aos 87 anos em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado desde o começo de janeiro em Los Angeles. Com questionamentos perspicazes e a capacidade de tirar as melhores respostas das pessoas, King era considerado um dos grandes ícones do jornalismo americano e inspirou uma geração de entrevistadores.

Painel Coronavírus
Dados atualizados em 23/01/21 – 18h45

Casos confirmados
• 8.816.254 – acumulado
• 62.334 – casos novos
• 7.628.438 – casos recuperados
• 971.371 – em acompanhamento
• 4.195 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Óbitos confirmados
• 216.445 – óbitos acumulados
• 1.202 – óbitos novos
• 103 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 3 =

Pergunte para a

Mônica.