Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Nº 353: entenda os riscos da ômicron; Aranhaverso no reforço; isolamento

Itália, Alemanha e Inglaterra detectam endurecem regras

Dois casos da nova variante ômicron do coronavírus foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, disse o Ministério Regional da Saúde neste sábado (27). As duas pessoas infectadas entraram na Alemanha no aeroporto de Munique em 24 de novembro, antes que a Alemanha designasse a África do Sul como uma área de variante do vírus, e agora estão isoladas.

Na Itália, um caso da variante ômicron foi diagnosticado, informou o Instituto Nacional de Saúde (ISS). O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco, de Milão, a partir de uma amostra positiva de um paciente procedente de Moçambique. O doente e seus familiares estavam bem de saúde, afirmou o ISS, acrescentando que a sequência da amostra estava em processo de confirmação adicional.

Já o Reino Unido anunciou novas medidas hoje para tentar desacelerar a disseminação da variante Ômicron, recentemente identificada. O primeiro-ministro Boris Johnson disse que todos os recém-chegados ao país teriam que fazer um teste e que era hora de intensificar as doses de reforço da vacina. “Exigiremos que qualquer pessoa que entrar no Reino Unido faça um teste de PCR ao final do segundo dia após sua chegada e se isole até que tenha um resultado negativo”, disse Johnson em entrevista coletiva. Ele disse que aqueles que entraram em contato com pessoas com resultado positivo para caso suspeito de ômicron teriam que se isolar por 10 dias e que o governo iria tornar mais rígidas as regras sobre o uso de máscaras. O programa para oferecer doses de reforço da vacina também será intensificado, acrescentou.

Tentando entender a ômicron

Corrida contra a variante

Depois da Moderna, Novavax e Pfizer, a AstraZeneca anunciou neste sábado (27) que pode conseguir desenvolver uma vacina adaptada à nova cepa ômicron. O professor Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, que liderou as pesquisas sobre a Covishield, afirmou ser “altamente improvável” que esta nova variante se propague com força entre a população vacinada com força parecida da variante delta. Porém, mesmo que isso ocorra, será possível dar uma respota, afirmou à BBC: “os processos de desenvolvimento de uma nova vacina estão cada vez mais robustos”.

_______________________________________________

Informe Publicitário

_________________________________________________

Israel barra estrangeiros por duas semanas

O governo de Israel anunciou neste sábado (27) que irá bloquear, a partir de segunda-feira (29), a entrada de todos os estrangeiros or duas semanas. A medida é para tentar frear a disseminação da variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus. Uma paciente que veio do Malauí foi diagnosticada e há sete suspeitos. Israelenses totalmente vacinados que desejarem retornar ao país deverão permanceer em isolamento de 72 horas após a chegada e serão submetidos a dois testes nesse período. Também estão proibidas voos de quase todos os países da África subsariana e Sahel.

Fique sabendo

Aranhaverso na campanha de reforço

Painel Coronavírus

Vacinados *
• 896,91 milhões no mundo (11,39% da população com a primeira dose)
• 7,85 bilhões de doses distribuídas (99,74% da população — cumulativo, incluindo doses de reforço e estoques)
• 23,9 milhões no Brasil (11,2% da população)**
* dados globais aproximados
** sem atualização

Segunda dose *
• 3,36 bilhões no mundo (42,61% da população)
• 134,61 milhões de brasileiros (63,1% da população) **
* dado global aproximado
** sem atualização

Casos confirmados no Brasil
• 22.076.863 – acumulado
• 9.233 – novos infectados
• 21.288.281 – recuperados 
• 174.396 – em acompanhamento 
• 10.505,4 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 614.186 – óbitos acumulados
• 229 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 292,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados globais e nacionais atualizados em 26/11/2021, às 18h

Fontes: Ministério da Saúde, secretaria estaduais e municipais de saúde, Consórcio Nacional de Imprensa, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Universidade Johns Hopkins

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.