Document
PATROCINADORES

Nº 343: Europa piora; mude por Merkel; mau uso de antibióticos

Mortalidade europeia sobe

Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (17) estima em 5% o aumento das mortes associadas à covid-19 na Europa, durante a última semana. Na América, os óbitos causados pela doença caíram 3%. No Pacífico Ocidental, região que inclui a China, as mortes caíram 5%, ao passo que no Mediterrâneo Oriental a queda foi de 14%. Já no sul e no leste da Ásia, incluindo a Índia, os casos mortais aumentaram em 1%. A África viu os casos subirem 3%. Os cálculos da OMS resultam das notificações que recebe dos diferentes países. Ao nível mundial, na última semana houve 50 mil óbitos adicionais, uma estabilidade. No período analisado pela entidade, EUA, Rússia, Alemanha, Reino Unido e Turquia apresentaram mais infecções pelo novo coronavírus. Os casos em todo o planeta subiram, em 23 meses, a 252 milhões.

O que MONEY REPORT publicou hoje:

Desmascarados e comprovados

A cidade do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira (17) um decreto que permite a permanência de pessoas, sem máscara, em academias de ginástica, piscinas e centros de treinamento. No entanto, a apresentação do comprovante de vacinação para acessar esses locais continua. O texto prevê que pessoas de 15 a 59 anos devem apresentar o comprovante com duas doses ou dose única. Aqueles com mais de 60 anos devem comprovar o reforço para ingressar e permanecer nesses locais.

____________________________________________

Informe Publicitário

____________________________________________

O extrato dos tratamentos ineficazes

 As doses cavalares de antibióticos e outros antimicrobianos durante a pandemia para tratar ou prevenir de forma ineficaz a covid-19, agora cobra seu preço ao fortalecer bactérias no organismo de quem fez seu mau uso, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira (17). Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Guatemala e Paraguai, relatam infecções resistentes aos medicamentos, que contribuem para o aumento da mortalidade de pacientes hospitalizados, disse a agência de saúde. O Brasil é um exemplo, medicamentos como ivermectina e cloroquina (antimicrobianos), foram distribuídos arbitrariamente no ‘kit covid’ e promovido pelo presidente Jair Bolsonaro. Dados de hospitais das Américas mostram que pelo menos 90% a 100% dos hospitalizados por coronavírus receberam um antimicrobiano como parte do tratamento, enquanto só 7% deles tiveram uma infecção secundária que exigiria o uso dos remédios, explicou a diretora-geral da Opas, Carissa Etienne.

Um drama alemão

Merkel acrescentou que precisa haver um “esforço nacional”

“A situação da covid-19 na Alemanha é dramática”, disse a chanceler Angela Merkel, nesta quarta-feira (17). Ela pediu um esforço para distribuir doses de reforço mais rapidamente e apelou aos que não acreditam na vacina que repensem. O Instituto Robert Koch informou hoje que os casos confirmados aumentaram em 52,82 mil à medida que a quarta onda ganha força na Europa. “Todos que são vacinados se protegem e protegem os outros. E se um número suficiente de pessoas for vacinado, essa é a saída para a pandemia”, finalizou.

Meia América Latina vacinada

Vacina + máscaras = fim da pandemia

Ainda vale

Painel Coronavírus

Vacinados *
• 848 milhões no mundo (10,78% da população com a primeira dose)
• 7,56 bilhões de doses distribuídas (96,06% da população — cumulativo, incluindo doses de reforço)
• 157,36 milhões no Brasil (73,77% da população)
* dados globais aproximados

Segunda dose **
• 3,21 bilhões no mundo (40,8% da população)
• 128,15 milhões de brasileiros (60,07% da população)
** dado global aproximado

Casos confirmados no Brasil
• 21.977.661 – acumulado
• 11.977 – novos infectados
• 21.194.900 – recuperados 
• 170.910 – em acompanhamento 
• 10.458,2 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 611.851 – óbitos acumulados
• 373 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 291,2– mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados globais e nacionais atualizados em 17/11/2021, às 18h30

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.