Document
PATROCINADORES

Nº 327: 5 milhões de mortos; insulto à ciência; burnout do Zé Gotinha

Morreram milhões em 19 meses

A quantidade global de óbitos por covid-19 chegou a 5 milhões, apontam os dados da Universidade Johns Hopkins nesta terça-feira (1°). O total se refere a soma de 19 meses desde que a pandemia foi declarada em março de 2020, mas especialistas, incluindo os da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que a quantidade real deve ser duas a três vezes acima do divulgado pela universidade, devido às subnotificações, falta de transparência de alguns países e dificuldades de rastreio de nações empobrecidas. Os EUA (746 mil), Brasil (608 mil), Índia (458 mil), México (288 mil) e Reino Unido (141 mil) são responsáveis ​​desproporcionalmente por mais da metade de todas as mortes em todo o mundo, destaca o relatório.

O que MONEY REPORT publicou hoje

Eles se dizem protegidos por orações

Fonte: The Guardian / Foto: Nyasha Chingono

Desde que o governo do Zimbábue reabriu parcialmente as reuniões para as igrejas em agosto deste ano, e desde então os membros Apostólicos, conhecidos por seu culto ao ar livre, podem ser vistos aos fins de semana na capital. O governo também pediu apoio aos grupos religiosos para a campanha de imunização, a igreja católica, grupos evangélicos e adventistas assim o fizeram. Entretanto, os apostólicos, que tradicionalmente não buscam ou confiam em ajuda médica, recusam a incentivar os fiéis a se vacinar. Com milhões de seguidores em todo o sul da África, a postura dos apostólicos pode minar as tentativas do governo de vacinar 60% da população até dezembro. “Acreditamos em Deus e a ciência está inteiramente sujeita à vontade de Deus”, disse Gramaridge Musendekwa, membro da Igreja Apostólica de Vadzidzi. “Somos protegidos por orações”, disse. E explicou que eles cresceram sem medicamentos e por isso, a vacina seria um insulto a fé em Deus.

_____________________________________________

Informe Publicitário

______________________________________________

Auckland continua restrita

A Nova Zelândia estenderá as restrições sociais para conter novas infecções por mais uma semana em sua maior cidade, Auckland, e aliviará paulatinamente. A confirmação veio da primeira-ministra, Jacinda Ardern. O país registrava em 15 de agosto uma média móvel de 5 infecções diárias por dia a cada sete dias. Em 31 de outubro, a média móvel saltou para 121 casos novos diários. Não há registro de novos óbitos.

Desperdício vacinal californiano

O departamento de saúde pública da Califórnia disse que era esperado

Os profissionais de saúde da Califórnia desperdiçaram quase 645 mil doses de imunizantes desde o início da campanha de imunização nos EUA, iniciada em dezembro, relatou o San Francisco Chronicle nesta segunda-feira (1°). De acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH, na sigla em inglês), isso representa 1% dos 58 milhões de doses disponibilizadas no estado entre 15 de dezembro de 2020 e 22 de outubro de 2021. Especialistas disseram que há diferentes motivos para o volume descartado como o prazo de validade, más condições de armazenamento, produto aberto e não utilizado.

Pesadelos do Zé Gotta

Covishield express

Serrana te conta

Painel Coronavírus

Vacinados *
• 3,88 bilhões no mundo (49,4% da população)
• 7,07 bilhões no mundo (94,2% da população — cumulativo)
• 155,16 milhões no Brasil (72,84% da população)
* dados globais aproximados

Segunda dose **
• 3,02 bilhões no mundo (38,5% da população)
• 120,75 milhões de brasileiros (56,69% da população)
** dado global aproximado

Casos confirmados no Brasil
• 21.814.693 – acumulado
• 3.838 – novos infectados
• 21.003.105 – recuperados 
• 203.666 – em acompanhamento 
• 10.380,7 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 607.922 – óbitos acumulados
• 98 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 289,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados globais vacinais atualizados em 01/11/2021, às 19h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.