Document
PATROCINADORES

Nº 320: todos os adultos de SP; Bolsonaro de novo; China em surto

Boas notícias em São Paulo

O Estado de São Paulo atingiu nesta segunda-feira (25) 100% dos adultos vacinados com pelo menos uma dose contra covid-19, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 35,3 milhões de inoculados, o São Paulo também lidera o ranking daqueles com imunização completa, ou seja, duas doses ou dose única. Um levantamento do governo de São Paulo indicou que quatro hospitais estaduais de referência não recebem novos casos da doença há pelo menos uma semana. Os hospitais estão em Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande São Paulo, onde o percentual da população com vacinação completa ultrapassa 60%. As quatro regiões também têm baixos indicadores de ocupação de leitos clínicos e em unidades de terapia intensiva (UTI). A queda é reflexo direto da campanha de vacinação e do decorrente avanço na cobertura com esquemas vacinais completos e até com doses de reforço.

Fake de Bolsonaro em relatório

Bolsonaro na live de quinta (21): “Vacinados [contra a covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que a afirmação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que relacionou a vacina contra a covid-19 à Aids durante live na última quinta-feira (21) será incluída no relatório final. Além da inclusão da declaração do presidente, a CPI pedirá ainda ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que Bolsonaro seja investigado pela mesma razão no âmbito do inquérito das fake news.

O que MONEY REPORT publicou hoje

____________________________________________

Informe Publicitário

_____________________________________________

Moderna: forte eficácia em crianças

O laboratório farmacêutico americano Moderna anunciou, nesta segunda-feira (25), resultados positivos de sua vacina contra a covid-19 em crianças de 6 a 11 anos e disse que pretende apresentar “em curto prazo” os dados às agências reguladoras de todo o mundo para sua aprovação.  Os testes clínicos com mais de 4,7 mil crianças nessa faixa etária “demonstram uma forte resposta imunológica […] um mês depois da segunda dose e um perfil de segurança favorável”, afirmou a empresa em comunicado.

Vacinação obrigatória nos hospitais britânicos

O governo do Reino Unido já admite tornar obrigatória a vacinação para todos os funcionários do Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês). O número de casos e mortes continua a aumentar na Grã-Bretanha. O crescimento está próximo dos 15% e voltou a colocar pressão demasiada no sistema hospitalar. Ainda não há uma decisão final, mas o governo avalia a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação para qualquer trabalhador no NHS. Sajid David, responsável pela pasta da Saúde, afirmou à Sky News que a vacinação obrigatória iria proteger os doentes. “Estamos considerando isso”, disse. “Ainda teremos que tomar uma decisão final, mas estamos inclinados nesse sentido”.

China anuncia novos confinamentos

Autoridades chinesas determinaram o confinamento de milhares de pessoas no norte do país e pediram aos habitantes da capital, que limitem os deslocamentos após novos casos de covid-19. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (25), a apenas 100 dias do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, que no ano que vem em Pequim. A China identificou 39 novos casos de covid-19 hoje e mais de 100 durante a semana passada. Boa parte dos contágios estão relacionados com os deslocamentos de um grupo de turistas.

Falsificadores de certificados presos na Alemanha

A polícia alemã deteve em Munique, no sábado (23), duas pessoas que fraudavam códigos QR para passaportes digitais de vacinação contra a covid-19 e os vendiam na internet. Uma delas é funcionário de uma farmácia e utilizava a própria estrutura do estabelecimento para gerar códigos que comprovavam a imunização de pessoas que nunca receberam a vacina. Na Alemanha, as farmácias podem emitir os certificados de vacinação contra o coronavírus. No país, a entrada em vários locais, como restaurantes e eventos culturais e esportivos, só é permitida com a comprovação de vacinação ou mediante a apresentação de testes negativos de coronavírus – que agora não são mais gratuitos.

Calendário carioca

Painel Coronavírus

Vacinados *
• 3,96 bilhões no mundo (52,7% da população)
• 6,87 bilhões no mundo (91,16% da população — cumulativo)
• 153,65 milhões no Brasil (72,03% da população)
* dados globais aproximados

Segunda dose **
• 2,88 bilhões no mundo (37,1% da população)
• 115,48 milhões de brasileiros (54,14% da população)
** dado global aproximado

Casos confirmados no Brasil
• 21.735.560 – acumulado
• 5.797 – novos infectados
• 20.922.633 – recuperados
• 207.123 – em acompanhamento
• 10.343 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 605.804 – óbitos acumulados
• 160 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 288,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados vacinais atualizados em 25/10/2021, às 18h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.