Document
PATROCINADORES

Nº 317: cura nasal brasileira; Pfizer eficaz em crianças; 180 mil mortos na saúde

Spray em testes

A vacina brasileira contra a covid na forma de spray nasal deve avançar para testes em humanos nos próximos meses, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorie. A chamada fase 0,5 irá avaliar a toxicidade e a imunogenicidade (capacidade de induzir resposta protetora) em indivíduos que já receberam as duas doses da AstraZeneca. Caso tenha sucesso nessa etapa, que deve durar de dois a três meses, o ensaio clínico de fase 3 irá avaliar a eficácia do imunizante contra a infecção pelo Sars-CoV-2. Se funcionar, a ideia é que a vacina seja utilizada como dose de reforço a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) totalmente nacional.

O que MONEY REPORT publicou hoje:

CoronaVac reduz intervalo

A partir desta sexta-feira (21), o intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac será reduzido de 28 para 15 dias na cidade de São Paulo. O objetivo é completar o esquema vacinal da população. Até o momento, 91,2% dos moradores da capital paulista já tomaram as duas doses da vacina ou a dose única. Também tem início nesta sexta-feira (22) a aplicação da dose adicional da CoronaVac nos profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), sepultadores residentes na cidade e fiscais das subprefeituras que tenham tomado a segunda ou dose única do imunizante há mais de seis meses.

Alívio nos números

A pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) trouxe boas notícias: 1.429 municípios (77% dos respondentes) não registraram óbitos pela doença. Apenas 5,1% registraram aumento, 9% estão em estabilidade e 7,4%, quedas. Em relação aos novos casos, 539 (29,1%) não tiveram registros de covid nesta semana. Em 27,2% houve estabilidade nos números, em 23,9%, diminuição e em 18,7%, aumento. Sobre a variante delta, 78,2% dos gestores alegaram que não houve registro da cepa no município e 17,9% afirmaram que sim. A quantidade de internações pela doença está nem queda: 1.160 (62,5%) não registraram pacientes, outros 14,9% apresentaram queda, 13,8% estãop estáveis e 6,6% tiveram aumento. Diante desse contexto, 31,2% dos municípios respondentes fecharam leitos de UTI destinados ao tratamento da doença nos últimos 60 dias, enquanto 52,9% afirmaram que mantiveram as vagas.

____________________________________________

Informe Publicitário

_____________________________________________

Até 180 mil profissionais de saúde levados pela covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que entre 80 mil e 180 mil profissionais de saúde podem ter morrido desde o início da pandemia em todo o mundo. O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, defende que os profissionais de saúde devem ter prioridade na imunização e cita críticas ao processo desigual de acesso às vacinas. O mais recente relatório da OMS estima que existam 135 milhões de profissionais de saúde no mundo.

Prevent cancela kit covid

A Prevent Senior afirmou nesta sexta-feira (22) ter concordado quase integralmente com o Compromisso de Ajustamento de Conduta do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Entre as ações prometidas pela operadpra está o compromisso de interromper a distribuição do kit covid para pacientes do hospital com suspeita ou confirmação de covid-19. Outro compromisso foi a proibição de troca do CID (Classificação Internacional de Doenças) dos pacientes e a contratação de um ombudsman, responsável por manejar reclamações e sugestões de beneficiários do convênio.

Pfizer a 90% em crianças

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos, informou a farmacêutica norte-americana nesta sexta-feira (22). A empresa submeteu as informações à Food and Drug Administration (agência regulatória americana). O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos.

Cariocas adultos vacinados

Desistentes da segunda dose

Painel Coronavírus

Vacinados *
• 3,88 bilhões no mundo (49,8% da população)
• 6,8 bilhões no mundo (87,7% da população — cumulativo)
• 152,76 milhões no Brasil (71,61% da população)
* dados globais aproximados

Segunda dose **
• 2,82 bilhões no mundo (36,3% da população)
• 110,32 milhões de brasileiros (51,72% da população)
** dado global aproximado

Casos confirmados no Brasil
• 21.711.843– acumulado
• 14.502 – novos infectados
• 20.885.484 – recuperados
• 221.220 – em acompanhamento
• 10.331– incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 605.139 – óbitos acumulados
• 460 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 288 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados vacinais atualizados em 22/10/2021, às 18h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.