Document
PATROCINADORES

Nº 295: mRNA franco-africana; CPI da estranha filantropia; homofobia

Repassando o conhecimento do mRNA

A farmacêutica francesa Sanofi deve transferir tecnologia de seu projeto de vacina pelo método RNA mensageiro (mRNA) ao principal centro de desenvolvimento de imunizantes da África do Sul, afirmou a organização Médicos sem Fronteiras (MSF) nesta quinta-feira (30). Como a Sanofi está abandonando sua candidata por causa da concorrência mais adiantada da Pfizer e da Moderna, seu produto será direcionado para atender países pobres, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O que MONEY REPORT publicou hoje:

STF restabelece passaporte no Rio

O município do Rio de Janeiro pode exigir novamente o comprovante de vacinação para entrada em locais públicos. É o que decidiu, nesta quinta-feira (30), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, restabelecendo o decreto derrubado no dia anterior por decisão liminar proferida pelo desembargador Paulo Rangel (TJ-RJ). O passaporte foi implementado na cidade do Rio em 15 de setembro, valendo para pontos turísticos, academias, cinemas, teatros e estádios.

O que Fakhoury negou à CPI

Contarato para Fakhoury: “Sua família não é melhor que a minha”

Na sessão desta quinta-feira (30), a comissão ouviu o empresário Otávio Fakhoury, acusado de financiar redes bolsonaristas que disseminam fake news sobre o coronavírus. Ele afirmou que é vice-presidente do Instituto Força Brasil, liderado pelo tenente-coronel da reserva do Exército, Hélcio Bruno de Almeida, que depôs na CPI em 10 de agosto, também investidado por espalhar desinformação. Fakhoury foi questionado sobre as negociações com a Davatti Air Supply no encontro de Hélcio Bruno com Roberto Ferreira Dias, do Ministério da Saúde – o tal chope da propina em Brasília. O depoente negou saber disso, assim como desconheceria o empresário Marcos Tolentino, da FIB Bank e da emissora Rede Brasil. Todavia, admitiu que transferiu R$ 40 mil ao apresentador Fabrizio Fasano Jr., em novembro de 2020, sem explicar a razão. Fasano comanda o programa Coliseum, transmitido pela emissora. O depoimento foi repleto de negacionismos e incongruências.

  • Desconheço conhecendo: disse não ter relação pessoal com o presidente Jair Bolsonaro, mas fez doações ao PSL e foi tesoureiro estadual do partido em São Paulo por três ou quatro meses, o lhe deixou próximo do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do mandatário;
  • Irresponsabilidade: para ele, o uso de máscaras é desnecessário, defendendo que se trata de uma simples manifestação de opinião;
  • Generoso: “Sou um filantropo e decido para onde vai o meu dinheiro”, disse sobre as movimentações financeiras injustificadas que executou.
  • Homofobia na CPI: único senador assumidamente gay, Fabiano Contarato (Rede-ES) é casado e tem filhos, como qualquer cidadão. Entretanto, durante a sessão o parlamentar foi obrigado a rebater um tweet ofensivo do depoente. Confira abaixo

_________________________________________________

Informe Publicitário

___________________________________________________

Metaleiro da Prevent expulso do palco

O festival Knotfest Brasil comunicou que a banda Armored Dawn, que conta com um dos donos da Prevent Senior, não fará mais parte da sua line-up. O evento está previsto para dezembro de 2022. A banda de heavy metal tem como vocalista e guitarrista Eduardo Parrillo, sócio e médico apontado como responsável técnico da empresa investigada pela CPI da Pandemia.

Para além de SP

Novidades

Painel Coronavírus

Vacinados

• 3,61 bilhões no mundo (46,41% da população)
• 6,24 bilhões no mundo (83,2% da população — cumulativo)
• 146,32 milhões no Brasil (68,59% da população)

Segunda dose *

• 2,52 bilhões no mundo (32,7% da população)
• 90,41 milhões de brasileiros (42,38% da população)
* dados aproximados

Casos confirmados no Brasil
• 21.399.546 – acumulado
• 27.527 – novos infectados
• 20.425.139 – recuperados
• 405.185 – em acompanhamento
• 10.196,2 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 596.749 – óbitos acumulados
• 627 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 284 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados vacinais atualizados em 30/09/2021, às 20h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade John Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.