Document
PATROCINADORES

Nº 288: jovens de volta ao PNI; brasileiros curtem agulhadas; CPI do silêncio inútil

Saúde volta atrás sobre imunização de jovens

O Ministério da Saúde voltou a recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19 — incluindo jovens sem comorbidades. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na noite de quarta-feira (22), uma semana após a pasta suspender a imunização para essa faixa etária, exceto em casos de comorbidades. De acordo com secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, um comitê formado por representantes da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que a morte de uma jovem de 16 anos em São Bernardo do Campo (SP) não foi relacionada à vacina.

O que MONEY REPORT publicou hoje:

Delta em 95% dos casos de SP

 A maioria das infecções na cidade de São Paulo é causada pela variante delta, apontam o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Adolfo Lutz. Entre os registros da doença na capital, 95,2% foram causados pela delta e 4,06%, pela gama. Desde julho, quando a variante começou a circular na cidade, foram identificados 2.494 casos. Conforme a prefeitura de São Paulo, apesar da presença da delta, os novos casos não tem apresentado crescimento significativo.

As poucas coisas que Trento disse à CPI

Trento: “Não matei Getúlio Vargas”

Na sessão desta quinta-feira (14), a comissão ouviu Danilo Trento, diretor da Precisa Medicamentos e sócio da Primarcial Holding – empresa que funciona no mesmo endereço da Primares, cujo sócio é Francisco Maximiano. Munido de um habeas corpus (HC) preventivo, ele se absteve de responder praticamente todas as perguntas, denotando que suas atividades podem ser incriminatórias. Para criticar o uso abusivo do recurso jurídico, o presidente da Mesa, Omar Aziz (PSD-AM), questionou Trento se ele matou o ex-presidente Getúlio Vargas. O depoente respondeu: “Não”. Aziz retrucou: “Podemos interpretar que todos os silêncios anteriores são um sim não dito”. O relator, Renan Calheiros (MDB-AL), não obteve respostas para perguntas como: a relação entre a Primarcial e a Precisa; as relações comerciais entre a Precisa e a Bharat Biotech; o contrato de remuneração da Precisa com a empresa indiana; a acusação de falsificação de documentos feita pela Bharat contra a Precisa; e a utilização do paraíso fiscal de Singapura para a remessa de US$ 45 milhões.

Perguntas respondidas ao relator após a pergunta sobre Getúlio Vargas

  • Negociações entre a Precisa e o Ministério da Saúde: “Não participei”;
  • Marconny Albernaz Faria: de acordo com o depoente, o lobista teria mentido ao dizer que Trento seria o verdadeiro dono da Precisa;
  • Doses: “Pelo que apurei internamente, os preços foram estipulados pela indiana e a Precisa só os praticou”;
  • Contato com Roberto Ferreira Dias: “Por e-mail”. Não deu mais explicações;
  • FIB Bank: “fiadora do contrato junto ao Ministério da Saúde”, disse, sem explicar o motivo da escolha de uma garantidora de crédito sem lastro para a operação;
  • Viagem: afirmou que esteve na Índia com a Precisa por duas vezes. Isso contradiz as afirmações anteriores, já que Trento disse não fazer parte das negociações da Covaxin.

___________________________________________________________

Informe Publicitário

__________________________________________________________

Brasileiro gosta de injeção

O percentual pulou para 83% após a chegada do novo coronavírus

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre as oito nações estudadas em um levantamento da GSK e da Kantar. O índice de brasileiros que consideram importante manter a vacinação em dia ficou em 83%. A taxa ficou em 67% entre os canadenses; 65% para os italianos e 64% com os japoneses. Antes da pandemia, 59% dos brasileiros consideravam importante manter essa prática em dia.

Eventos cariocas

A cidade do Rio de Janeiro autorizou a realização de três eventos em outubro, com público de até 5 mil pessoas e sem o uso de máscaras e nem distanciamento social. Dois eventos são ao ar livre, sendo um no Centro e outro no Alto da Boa Vista. O terceiro será em um hotel na Zona Sul, para 500 pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), outros pedidos foram feitos por organizadores e estão em análise.

Turma na saúde na xepa do reforço

Fiocruz na ONU

Painel Coronavírus

Vacinados

• 3,50 bilhões no mundo (45,01% da população)
• 6,03 bilhões no mundo (80,04% da população — cumulativo)
• 143,34 milhões no Brasil (67,20% da população)

Segunda dose *

• 2,51 bilhões no mundo (32,4% da população)
• 83,81 milhões de brasileiros (39,29% da população)
* dados aproximados

Casos confirmados no Brasil
• 21.308.178 – acumulado
• 24.611 – novos infectados
• 20.319.520 – recuperados
• 395.694 – em acompanhamento
• 10.140 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 592.964 – óbitos acumulados
• 648 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 282 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 23/09/2021, às 18h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade John Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.