Document
PATROCINADORES

Nº 267: metade dos paulistas imunizados; remédio detido; atrasos na África

SP: 50% dos adultos com ambas doses

São Paulo chegou a 50% da população adulta vacinada com a segunda dose de vacinas contra a covid-19. São cerca de 17,5 milhões de pessoas com o esquema vacinal fechado. Considerando a população total, São Paulo chega a 75% da população com ao menos uma dose de imunizantes e 37,8% com as duas doses. Em 17 de agosto foi batido o recorde estadual brasileiro de aplicações em um único dia, com 708 mil agulhadas.

O que MONEY REPORT publicou hoje

Proxalutamida suspensa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na manhã desta quinta-feira (2), a suspensão cautelar do uso e da importação da proxalutamida. A decisão foi tomada por unanimidade pelos diretores da agência, incluindo o diretor-geral, Antonio Barra Torres. Na semana retrasada, o endocrinologista Flavio Cadegiani e o infectologista Ricardo Ariel Zimerman (o centro na imagem) compartilharam no Instagram um texto admitindo que não seguiam as diretrizes regulamentadas pela Anvisa e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para procedimentos científicos, uma obrigação prevista no Código Penal.

Ligação da CPI e ironias com lobista

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), ligou para a presidente do Hospital Sírio-Libanês, Denise Alves da Silva, durante a sessão desta quinta-feira (2). Ele queria saber como o convocado a depor, Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria, advogado e suposto lobista da Precisa Medicamentos, conseguiu um atestado médico para deixar de comparecer. Ele alegou sofrer dores. Os senadores começaram a ironizar. “Eu não sabia que dor pélvica e formigamento eram efeitos colaterais da CPI”, afirmou o vice-presidente da Mesa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A senadora governista, Soraya Thronicken (PSL-MS) também expressou deboche: “Pode vir de cadeira de rodas, presidente [Aziz]?”.

Mudanças no calendário escolar

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) uma proposta que suspende novamente a obrigatoriedade de escolas e instituições de ensino superior de cumprir uma quantidade mínima de dias letivos por causa do novo coronavírus. O projeto retoma o texto da MP aprovada no ano passado, que perdeu a vigência em dezembro. A matéria segue para votação no Senado. O projeto também estabelece que sejam seguidas as diretrizes sanitárias. Além disso, prevê que o retorno às aulas presenciais esteja em conformidade com o determinado pela autoridades de saúde. A previsão é que a medida, se aprovada, entre em vigor até o fim do ano letivo de 2021.

___________________________________________________________

Informe Publicitário

___________________________________________________________________

África perto do fracasso

Oito em cada dez países da África podem fracassar na meta global de vacinar 10% dos grupos mais vulneráveis na pandemia até o final de setembro, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (2). Dados compilados pela OMS indicam que nove países africanos, incluindo África do Sul, Marrocos e Tunísia, já alcançaram o objetivo; outros três estão no caminho certo e que dois “podem alcançá-lo se aumentarem a taxa”. No entanto, 42 dos 54 países do continente podem não ter sucesso se o ritmo atual de entrega de vacinas se mantiver igual. “O acúmulo de vacinas [em outros países] causou atrasos na África e precisamos urgentemente de mais”, disse Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África.

Coreia do Norte rejeita vacinas

O governo ditatorial da Coreia do Norte rejeitou três milhões de doses de vacinas contra a covid e sugeriu que sejam entregues a países mais necessitados, informou o Unicef nesta quinta-feira (2). O país foi o primeiro a impor um rígido esquema de isolamento, fechando suas fronteiras ainda em janeiro de 2020 para evitar a propagação do coronavírus a partir da China, onde o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez.

Botucatu aplica terceira dose

A cidade no interior paulista iniciou na manhã desta quinta-feira (2) a aplicação da terceira dose da vacina contra o novo coronavírus. O primeiro grupo a receber o reforço é o de idosos residentes em asilos ou casas de repouso. A previsão é que cerca de 400 pessoas dsejam vacinadas até sábado (4). Botucatu participa de um projeto de vacinação em massa para avaliar a efetividade da vacina. O estudo está sendo conduzido pelo Ministério da Saúde e a prefeitura, com apoio da Universidade de Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do laboratório AstraZeneca, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Goiás confirma 54 casos de delta

O secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, disse nesta quinta-feira (2) que o estado tem 54 casos confirmados da variante delta, além de uma morte. Segundo ele, a transmissão já é comunitária e o número de pessoas contaminadas tem aumentado conforme são concluídos novos resultados de sequenciamento do coronavírus. “Os epidemiologistas consideram transmissão comunitária, visto que não é possível fazer rastreio completo da origem de todos os casos”, alertou o secretário.

Passaporte paulista valendo

Painel Coronavírus

Vacinados (cumulativos)
• 5,38 bilhões no mundo (71,6% da população)
• 132 milhões no Brasil (61,82% da população)

Segunda dose *
• 2,11 bilhões no mundo (27,3% da população)
• 63,51 milhões de brasileiros (29,7% da população)
* dados aproximados

Casos confirmados no Brasil
• 20.804.215 – acumulado
• 27.345 – novos infectados
• 19.775.873 – recuperados
• 447.192 – em acompanhamento
• 9.899,8 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 581.150 – óbitos acumulados
• 737 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 276,5 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 02/09/21 – 18h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.