Document
PATROCINADORES

Nº 260: Moderna suspensa; origem ainda desconhecida; CPI do esquema

43% dos casos são delta na capital de SP

Na cidade de São Paulo, 43,5% dos casos de coronavírus identificados entre 8 e 14 de agosto são da variante delta. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde na última quarta-feira (25). Apesar do crescimento, a cepa de maior prevalência na capital é a gama, que representa 53,58% dos casos.

O que MONEY REPORT publicou hoje:

Corpos estranhos em frascos no Japão

Cerca de 1,6 milhão de doses da vacina do laboratório Moderna foram retiradas de uso no Japão por causa da contaminação de frascos, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (26). Centros de vacinação relataram ter encontrado “corpos estranhos” dentro dos recipientes. As aytoridades vão usar doses estocadas para minimizar o impacto da retirada dos lotes.

Vacinação para todos na Gol

A Gol exigirá que todos os seus funcionários tomem a vacina contra a covid-19. A obrigatoriedade começa a valer em 1º de novembro. Segundo o presidente da companhia, Paulo Kakinoff, haverá exceção apenas para casos em que o funcionário não se vacine por alguma recomendação médica. Trata-se da primeira grande empresa do país a adotar abertamente esta medida. 

O que o ex-Anvisa disse à CPI

Na sessão desta quinta-feira (26), a comissão ouviu José Ricardo Santana (imagem), ex-secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele se negou a responder a maior parte das perguntas por estar munido de um habeas corpus preventivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a sessão, Santana passou à condição de investigado diante de áudios e outros documentos apresentados pelos senadores que apontaram para prováveis ilicitudes na sua intermediação para a compra irregular de testes e vacinas. Foi apontado que ele contribuiu ativamente para desclassificar empresas vencedoras em processos licitatórios para testes — no caso, Abbott e Bahiafarma — em benefício da Precisa Medicamentos. Em mensagens de posse da CPI, o ex-diretor do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, apelidado de Bob, aparece como o responsável pela viabilização do esquema de fraudes. O vice-presidente da Mesa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que os grupos do governo e da Precisa agiram juntos.

_________________________________________________________________________________________

Informe Publicitário

________________________________________________________________________________

Origem do coronavírus segue desconhecida

O relatório sobre a origem do novo coronavírus, solicitado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é inconclusivo. A inteligência americana não conseguiu confirmar se o vírus que já matou mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o mundo passou de um animal para um ser humano ou escapou de algum laboratório na China – ou veio de outro lugar. Biden havia pedido o documento no fim de maio e deu um prazo de 90 dias (que acabou de vencer). Na quarta-feira (25), o governo chinês descartou novamente qualquer nova investigação da Organização Mundial de Saúe (OMS) sobre o coronavírus em seu território. “A China não precisa provar sua inocência”, disse o diretor-geral do departamento de controle de armas do Ministério das Relações Exteriores, Fu Cong (imagem). “Se os Estados Unidos acreditam que a China é culpada, então devem apresentar provas”, declarou.

Delta adia flexibilização no Rio

O plano de flexibilização gradativa das restrições na cidade do Rio foi adiado. Previsto para começar na próxima quinta-feira (2), agora sofrerá ajustes. A Secretaria Municipal de Saúde acatou as alterações recomendadas pelo comitê científico do município diante da disseminação da cepa delta. Isso significa que a etapa inicial do cronograma, originalmente planejada para quando ao menos 45% da população adulta carioca estivesse totalmente vacina, acontecerá quando essa proporção atingir 50% – no mínimo.

Homens são os maiores transmissores

Pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP), sugere que os homens adultos podem ser os principais transmissores do novo coronavírus em relação às mulheres. Os resultados do trabalho foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo inda sem revisão por pares.

Cidades chinesas vão penalizar antivacinas

Como parte de uma estratégia de tolerância zero para eliminar o coronavírus, ao menos doze cidades chinesas anunciaram que vão punir os residentes que se recusarem a receber a vacina contra a covid caso ocorram novos surtos da doença. Não foi detalhada qual seria a punição. Autoridades locais disseram apenas que responsabilizariam quem espalhar a doença — estão excluídos aqueles que não tomaram o imunizante por indicação médica.

36 mil mortos a mais em 2020

Painel Coronavírus

Vacinados (cumulativos)
• 5,08 bilhões no mundo (67,7% da população)
• 126,77 milhões no Brasil (59,52% da população)

Segunda dose *
• 1,94 bilhão no mundo (25% da população)
• 57,8 milhões de brasileiros (27,13% da população)
*dados aproximados

Casos confirmados no Brasil
• 20.676.561 – acumulado
• 31.024 – novos infectados
• 19.609.503 – recuperados
• 489.493 – em acompanhamento
• 9.839,1 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 577.565– óbitos acumulados
• 920– novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 274,8 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 26/08/21 – 19h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.