Document
PATROCINADORES

Nº 215: pandemia de fome; Janssen e Guillain-Barré; cepas simultâneas

Crise e subnutrição

A pandemia contribuiu para o agravamento da fome global, aponta o relatório anual O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgado nesta segunda-feira (12). Em 2020, entre 720 milhões e 811 milhões passavam fome. Desse total, mais de 118 milhões começaram a passar fome em 2020. Entre aqueles que começaram a passar fome no ano passado, 14 milhões vivem na América Latina e no Caribe, 46 milhões na África e 57 milhões, na Ásia. O mundo não deve cumprir a meta de acabar com a fome até 2030.

O que MONEY REPORT publicou hoje

Rótulo da Janssen

A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) planeja informar nas vacinas da Janssen um alerta para casos raros de síndrome de Guillain-Barré (GBS), distúrbio na qual o sistema imunológico erroneamente o sistema nervoso. Em uma declaração, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) explicou que houve 100 relatos preliminares de GBS em imunizados após duas semanas, principalmente em homens acima dos 50 anos.

Defesa deixa caso

A advogada Maria Jamile José deixou (à direita) a defesa do caso do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias (à esquerda), nesta segunda-feira (12). Segundo ela, a saída se deu por razões de ordem profissional e em comum acordo com o cliente. Ela o acompanhou durante seu depoimento à CPI da Pandemia, em 7 de junho, quando acabou recebendo voz de prisão por perjúrio do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM).

O que MONEY REPORT deu sobre esse assunto

Carteirinha digital

______________________________________________________________________________________________________________________________

Informe publicitário

______________________________________________________________________________________________________________________________

Duas cepas de uma vez

Uma senhora belga de 90 anos morreu por covid-19 em março. O caso chamou a atenção por ela ter contraído simultaneamente as variantes alfa (identificada no Reino Unido) e beta (na África do Sul). Acredita-se que essa seja a primeira ocorrência do tipo documentada. A informação foi anunciada no domingo (11) pela imprensa local e pelo Congresso Europeu em Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID, na sigla em inglês). Os médicos concluíram que ela foi infectada por pessoas diferentes.

Emergência antes dos jogos

Tóquio entrou em um novo estado de emergência para conter a covid-19 nesta segunda-feira (12). O decreto ocorre menos de duas semanas antes das Olímpiadas começarem.

Fiocruz explica

Andrey Moreira Cardoso, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz afirma: “Os indígenas ficam mais doentes por covid-19 do que a população não indígena”. Confira:

Painel Coronavírus

Vacinados

• 3,44 bilhões no mundo (45,86% da população)
• 114,46 milhões no Brasil (53,73 da população)
* primeira dose ou dose única

Segunda dose *
• 929,06 milhões no mundo (11,9% da população)
• 30,67 milhões de brasileiros (14,4% da população)
* dados aproximados

Casos confirmados no Brasil

• 19.106.971 – acumulado
• 17.666.654 – recuperados
• 906.084 – em acompanhamento
• 17.031 – novos infectados
• 9.092,2 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil

• 534.233 – óbitos acumulados
• 745 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 254,2 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 12/07/21 – 17h30

Fontes: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Universidade Johns Hopkins (EUA)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.