Document
PATROCINADORES

Nº 176: 2 bilhões de vacinados; sintomas dermatológicos da covid; 80 milhões de doses americanas

2 bilhões de vacinados

Nesta quinta-feira (3), o mundo atingiu a marca de 2 bilhões de imunizados contra a covid-19, ou seja, 26,9% da população global.

O que MONEY REPORT publicou hoje

SP: dia D da segunda dose

O governo paulista estima que mais de 442 mil pessoas passaram do prazo para a segunda dose

O estado de São Paulo realizará no sábado (5) o Dia D para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19. A ação é focada em complementar o ciclo vacinal daqueles que extrapolaram o prazo para o recebimento da segunda dose dos imunizantes: 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para AstraZeneca/Oxford.

Covid na pele

Lesões na pele como púrpura, necrose e lesões vasculares podem ser indicativo de covid-19, apontam os estudo feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Foi mostrado que manifestações cutâneas podem ser tanto indicativas como consequências da doença. Esses sintomas aparecem em 6% a 10% dos casos. A SBD explica que as lesões podem surgir em até quatro semanas após o início dos sintomas gerais da doença, mas, principalmente, nos primeiros 15 dias. Em relação ao tratamento, o uso de medicações para quadro sistêmico melhoram as lesões, explicou Camila Seque, responsável pela pesquisa.

Antecipação para lactantes

A cidade de São Paulo antecipou para a próxima segunda-feira (7), a vacinação de lactantes com comorbidades e ou àquelas que estejam amamentando bebês de até 1 ano. A estimativa é vacinar 28 mil.

EUA compartilham suas doses

Presidente dos EUA, Joe Biden

O presidente americano Joe Biden anunciou nesta quinta-feira (3), os detalhes de seu plano de compartilhamento de 80 milhões de doses de vacinas em estoque até o final de junho. O Brasil será beneficiado pelo consórcio Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em fevereiro deste ano, os Estados Unidos se comprometeram em apoiar o Covax com um aporte de US$ 4 bilhões.

Estamos fornecendo detalhes sobre como alocaremos as primeiras 25 milhões de doses das vacinas para preparar o terreno para uma maior cobertura global. Pelo menos 75% dessas doses – quase 19 milhões – serão compartilhadas por meio do Covax, incluindo aproximadamente 6 milhões à América Latina e Caribe; aproximadamente 7 milhões ao Sul e Sudeste asiático; e aproximadamente 5 milhões à África -, estamos trabalhando em coordenação com a União Africana e os Centros Africanos para o Controle e Prevenção de Doenças. As doses restantes, pouco mais de 6 milhões, serão compartilhadas com países que estão passando por surtos, aqueles em crise e outros parceiros e vizinhos, incluindo Canadá, México, Índia e República da Coréia.

Fonte: Declaração Oficial do presidente Joe Biden

Sputink V dos hermanos

O Ministério da Saúde da Argentina anunciou na quarta-feira (2), que o Fundo Soberano Russo (RDIF, na sigla em inglês) permitiu ao Richmond Laboratórios produzir a Sputnik V. O país será o primeiro na América latina a fabricar a vacina russa.

Painel Coronavírus

Vacinados
• 2,02 bilhão no mundo (26,9% da população)
• 68,92 milhões no Brasil (32,6% da população)

Segunda dose
• 421 milhões no mundo (5% da população) *
• 20,7 milhões de brasileiros (9,81% da população)
* dados arredondados

Quando será a minha vez?
Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível obter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.

Leitos de UTI
• 85% * de ocupação total em 14 estados brasileiros e o DF
* Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa

Casos confirmados no Brasil
• 16.803.472 – acumulado
• 83.391 – novos infectados
• 15.228.983 – recuperados
• 1.105.101 – em acompanhamento
• 7.996,1 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 469.388 – óbitos acumulados
• 1.682 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 223,4 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 03/06/21 – 19h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.