PATROCINADORES

Nº 158: navio em quarentena, cidade em festa e antes tarde do que mais tarde

A Secretaria de Saúde do Maranhão informou neste domingo (16) que recebeu uma notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que um tripulante de um navio de bandeira indiana deu entrada em uma hospital da rede privada de São Luís com sintomas do novo coronavírus. Segundo o comunicado da Anvisa, a embarcação foi colocada em quarentena e a gestão estadual foi orientada a realizar a coleta de exame de PCR nas demais pessoas a bordo.

Em relação ao paciente internado, o relatório médico indicou que é um homem de 54 anos, de nacionalidade indiana, que começou a apresentar sintomas em 4 de maio e precisou ser removido de helicóptero para uma unidade de saúde em 13 de maio. A cepa relacionada ao caso ainda não foi confirmada. A preocupação das autoridades envolve a possível chegada da variante B.1617, originada na Índia, que teria uma capacidade de transmissão maior e é responsável pelo colapso sem precedentes no país asiático.

Sem obstáculos

O ministro Gilmar Mendes, do STF, revelou em entrevista ao jornal O Globo que foi consultado informalmente pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre a compra de vacinas da Pfizer. Mendes relatou que recebeu Pazuello em seu gabinete no fim de 2020 e que as dúvidas do então chefe da Saúde tratavam das exigências da farmacêutica americana. O magistrado afirmou que vários países estavam fechando contratos e que não via “grandes obstáculos” na negociação.

Vacinação em massa

Com filas desde o começo da manhã e um clima de festa, Botucatu (SP) foi palco neste domingo (16) de um estudo sobre a vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A iniciativa pretende investigar a efetividade do imunizante e dar a real dimensão de como este pode impactar na redução do número de casos, internações e mortes pelo novo coronavírus. A expectativa era que até 80 mil pessoas com idade entre 18 e 60 anos recebessem as doses durante todo o dia. Para atender a demanda, a cidade organizou um esquema semelhante a de um dia de votação, com 45 pontos de vacinação.

Em tempo…

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou neste domingo (16) que está em estudo na pasta uma ampla campanha de testagem da população brasileira para o novo coronavírus. Desde o início da crise sanitária, em março do ano passado, nunca houve uma ação do tipo encabeçada pelo governo federal. O ex-ministro da Saúde Nelson Teich até chegou a cogitar um esforço para fazer exames em massa, mas ele deixou a pasta menos de um mês depois de assumir o cargo.

Painel Coronavírus

Vacinados

• 1,4 bilhão no mundo
• 52,6 milhões no Brasil

Quando será a minha vez?

Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível obter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado.

Casos confirmados no Brasil

• 15.627.475 – acumulado
• 40.941 – novos infectados
• 7.436,4 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil

• 435.751 – óbitos acumulados
• 1.036 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 207,4 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 16/05/21 – 18h30

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.