Document
PATROCINADORES

Nº 151: protocolos da pós-covid; quebra de patentes no curto prazo; milhões de ovos à ButanVac

Protocolos pós-covid

Sociedades médicas e instituições da área de reabilitação pretendem criar protocolos para atender aos pacientes que se recuperaram do coronavírus, mas apresentaram a síndrome pós-covid, que inclui comprometimento neurológico, motor, respiratório ou cognitivo, aponta uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo deste domingo (9). Diante da falta de uma diretriz nacional, especialistas da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR) fizeram a primeira reunião neste início de maio. A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo, está organizando um plano que orientará as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Brasil. O Ministério da Saúde informou que em novembro de 2020 foi lançado o projeto Reab, para recuperação de pacientes pós-covid em cinco hospitais: Municipal de Contagem (MG), de Palmas (TO), Base de Brasília (DF), Geral de Fortaleza (CE) e Geral do Trabalhador (PR).

O que MONEY REPORT publicou hoje

As questões das patentes

O governo de Joe Biden se mostrou favorável em relação à quebra de patentes temporária das vacinas contra a covid-19 ao apoiar a decisão na Organização Mundial do Comércio (OMC), aponta a reportagem do jornal americano The Hill deste domingo (9). Porém, há obstáculos para que isso seja colocado em prática. O ex-diretor do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) durante o governo de Barack Obama, Tom Frieden, explicou que no curto prazo, a quebra de patentes não fará diferença ao acesso das vacinas – e levará meses até que a OMC vote sobre o tema, e mais tempo até que a dispensa seja aprovada e que a fabricação seja ampliada a nível global. Ao jornal The Washington Post, a chefe da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, explicou que pressionará os países membros a chegarem a um acordo no mais tardar em dezembro, estabelecendo uma votação em 3 de dezembro.

Aglomeração em Osasco

O responsável pelo evento e três funcionários foram detidos e autuados por infração de medida sanitária preventiva e encaminhados ao 10º DP de Osasco

Uma festa clandestina com 600 pessoas foi interrompida em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo, pela Polícia Civil. A aglomeração descumpre as medidas restritivas de contenção da covid-19 no estado. A Vigilância Sanitária identificou 400 pessoas sem máscaras. O local foi interditado.

Milhões de ovos

Ovos de galinha fazem parte da rotina do Instituto Butantan, além de utilizados na vacina contra a influenza, a mesma técnica está sendo testada na ButanVac, a vacina em desenvolvimento do instituto contra a covid-19. O Butantan tem a meta de entregar 40 milhões de doses a partir de julho deste ano – um prazo considerado irreal por especialistas. Para chegar nesta quantidade, serão entregues ao instituto 20 milhões de ovos. Foram entregues 521 mil nesta semana.

Painel Coronavírus

Vacinados
• 1,28 bilhão no mundo (17% da população)
• 46,8 milhões no Brasil (22,2% da população)

Segunda dose
• 295 milhões no mundo (3,5% da população) *
• 15,1 milhões de brasileiros (7,19% da população)
* dados arredondados

Quando será a minha vez?
Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível obter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.

Leitos de UTI
• 80% * de ocupação total em 15 estados brasileiros e o DF
* Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa

Casos confirmados no Brasil
• 15.184.790 – acumulado
• 38.911 – novos infectados
• 13.714.135 – recuperados
• 1.048.315 – em acompanhamento
• 7225,8 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 422.340 – óbitos acumulados
• 1.024 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 201,0 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 09/05/21 – 18h00

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.