Document
PATROCINADORES

Nº 137: UTIs em SP; mortes de 2021 ultrapassam as de 2020; Rio zera a fila de idosos

UTIs em São Paulo

A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no estado de São Paulo subiu ligeiramente, depois de uma leve queda, voltando a superar os 80% de lotação. No domingo (25), havia 80,7% dos leitos ocupados em âmbito estadual, enquanto a Grande São Paulo registra 79% de ocupação.

Mesas de bares e restaurantes na calçada

O prefeito Bruno Covas ampliou a autorização, através de decreto no Diário Oficial do Município, para que bares e restaurantes possam colocar mesas nas vagas de estacionamento em frente aos estabelecimentos.

Mais mortes em quatro meses de 2021 do que em 2020 inteiro

Neste domingo, contabilizou-se um total de 195 949 mortes pela covid-19 em 2021. No entanto, durante o ano passado, de 17 de março de 2020 a 31 de dezembro foram contabilizados 194 976 óbitos. Em 2021, foram necessários 113 dias para se atingir essa marca, contra 289 em 2020.

Ceará recebe cilindros de oxigênio

Vários estados da Federação estão enviando ao Ceará cilindros de oxigênio, após a explosão ocorrida ontem (24) na White Martins, que fornece o insumo na região.

Rio dá prioridade a deficientes

Depois de zerar a vacinação entre os idosos, o Rio de Janeiro deve agora vacinar cerca de 60 000 deficientes nas próximas quatro semanas.

Socorro para a Índia

Com 350 mil casos registrados só neste domingo, a Índia se tornou em definitivo o novo epicentro da pandemia, superando o Brasil. Para evitar que o descontrole se alastre ainda mais, Estados Unidos e países da União Europeia se preparam para enviar ajuda na forma de carregamentos de oxigênio, insumos para intubação e medicamentos. A produção local de vacinas pode ser complementada pelo envio estoques americanos da Covishield, da AstraZenaca/Oxford. O governo indiano permitiu o relaxamento das medidas de isolamento a partir de janeiro, o que disparou uma terceira onda, agravada pela cepa B.1.617, mais resistente aos anticorpos produzidos pelo organismo. A capital, Nova Delhi está em lockdown que será estendido por mais uma semana. O país registra 17 milhões de casos e 193 mil mortes, mas é quase certo que os dados estão subestimados por falta de diagnósticos.

Cadeia para quem infectou 22

Ocorreu na cidade de Manacor, na ilha de Mallorca, Espanha. A polícia local prendeu um homem que intencionalmente infectou pelo menos 22 pessoas de seu convívio. Em janeiro, durante um surto local, ele apresentou sintomas, fez exames e deveria ficar em casa esperando o resultado. De volta ao trabalho no mesmo dia, ironizou colegas, circulou com a máscara abaixada e não seguiu as determinações do gerente para que se isolasse. Pior, até frequentou uma academia. No final do dia seguinte, foi diagnosticado com a doença. Alarmados, os colegas procuraram o serviço médico. Cinco testaram positivo e transmitiram a doença para familiares, incluindo três bebês. Na academia, três pessoas foram infectadas e transmitiram o vírus para parentes. A prisão do trabalhador ocorreu no sábado (24), após os casos serem rastreados pelas autoridades. Ele será acusado de lesão corporal. Por sorte, nenhum dos doentes apresentou sérias complicações.

Painel Coronavírus

Vacinados
• 1,01 bilhão no mundo (13,43% da população)
• 37,73 milhões no Brasil (17,88% da população)

Segunda dose
• 235,33 milhões no mundo (3% da população)*
• 11,04 milhões de brasileiros (5,2% da população)
*dados arredondados*

Quando será a minha vez?
Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível obter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.

Leitos de UTI
• 90% * de ocupação total em 14 estados brasileiros e o DF
*Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa

Casos confirmados
• 14.740.787 – acumulado
• 32.572 – novos infectados
• 12.809.169 – recuperados
• 1.140.821 – em acompanhamento
• 6.824,2 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas
• 390.797 – óbitos acumulados
• 1.305 – novas vítimas fatais
• 2,7% – letalidade
• 186 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 25/04/21 – 18h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.