Document
PATROCINADORES

Nº 136: menos vacinas; todos os idosos cariocas imunizados; J&J volta ao mercado

14,5 milhões de vacinas a menos em maio

O Ministério da Saúde divulgou hoje (24) que o número de doses de vacinas contra a Covid-19 a ser distribuídas em maio cairá de 46,9 para 32,4 milhões. Essa queda segue a tendência de diminuição já observada em abril, quando se esperava a distribuição de 47,3 milhões de doses, mas apenas 26,6 milhões fora distribuídas. O maior lote virá da Fiocruz (Astrazeneca/ Oxford), com entrega de 21,5 milhões de doses.

Prefeitura do Rio vacina todos os idosos

A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu neste sábado (24) a vacinação de idosos. O calendário terminou com a repescagem de pessoas com 60 anos ou mais. Os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 92,6% dos idosos já foram vacinados. Pessoas nessa faixa são as que mais se internam, além de apresentar maior risco de morte quando expostas à covid-19.

O fim do calendário não significa, no entanto, que quem não tomou a vacina no período destinado não possa mais ser imunizado. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou nesta sexta-feira (23), durante apresentação do 16º Boletim Epidemiológico da prefeitura, que, a partir de agora, idosos que ainda não receberam a primeira dose podem procurar qualquer posto de saúde em qualquer dia da semana para se vacinar.

(Agência Brasil)

Johnson volta a distribuir a vacina de dose única

A distribuição dos imunizantes da Johnson & Johnson voltará dentro de alguns dias, mas terá em suas embalagens um aviso sobre o risco que representa em relação a uma doença rara de coagulação que atinge mulheres jovens, segundo informações da Food and Drug Administration (FDA), o equivalente à Anvisa nos Estados Unidos. A vacina, que é administrada em dose única, teve seu uso interrompido há dez dias.

Israel zera o número de mortes

Pela primeira vez em dez meses, Israel divulgou que não houve mortes decorrentes da Covid-19 em seu território. Isso ocorreu na quarta-feira. No dia seguinte, porém, dois óbitos foram reportados, além de um ontem. A média móvel das duas últimas semana é de quatro falecimentos ao dia.

Painel Coronavírus

Vacinados
• 1 bilhão no mundo (13,3% da população)
• 37,34 milhões no Brasil (17,6% da população)

Segunda dose
• 232.343 milhões no mundo (3% da população)*
• 10,8 milhões de brasileiros (4,6% da população)
*dados arredondados*

Quando será a minha vez?
Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível obter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.

Leitos de UTI
• 90% * de ocupação total em 14 estados brasileiros e o DF
*Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa

Casos confirmados
• 14.308.215 – acumulado
• 71.137 – novos infectados
• 12.766.772 – recuperados
• 1.151.951 – em acompanhamento
• 6.808,7 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas
• 389.492 – óbitos acumulados
• 3.079 – novas vítimas fatais
• 2,7% – letalidade
• 185,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 24/04/21 – 20h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.