PATROCINADORES

Nº 133: baile, tempestade, meta dobrada e munição para CPI

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o infectologista Celso Granato, diretor clínico do grupo Fleury, disse que o coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, se comportou de maneira inesperada até mesmo para outros coronavírus, como Sars e Mers, responsáveis pelas epidemias em 2002 e 2009, e que foi um erro ter batido na tecla da “imunidade de rebanho” anteriormente. “Isso não faz sentido com as novas variantes do Sars-CoV-2, é só ver o que aconteceu em Manaus. O vírus deu um baile na gente”. O médico alertou que Brasil deve aproveitar o conhecimento que está sendo adquirido para se preparar melhor para as pandemias futuras. “Precisamos fortalecer o SUS, porque não podemos pensar que só com a iniciativa privada é suficiente, são serviços complementares. Precisamos ter mais independência para produção de vacinas e de reagentes para testes diagnósticos. Ficamos muito tempo ano passado na dependência de importação. Precisamos aproveitar essa transferência de tecnologia que o Butantan e a Fiocruz vão ter para novas vacinas.”

Colapso indiano

A pandemia do novo coronavírus tem avançado com força na Índia, com recordes de casos e de mortes. Nesta quarta-feira (21), o país teve pela primeira vez mais de dois mil óbitos reportados em 24 horas e completou uma semana em que todos os dias foram registrados mais de 200 mil testes positivos para a doença. O primeiro-ministro Narendra Modi classificou o cenário como uma “tempestade” e disse que as autoridades públicas estão trabalhando em conjunto com as empresas privadas para evitar a falta de oxigênio nos hospitais. Diante do colapso, o governo indiano decidiu limitar o uso industrial do produto para redirecioná-lo ao uso médico.

Ritmo acelerado

Antes de tomar posse, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu aplicar 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus nos primeiros 100 dias de seu governo. Ao superar a marca, em 58 dias, Biden dobrou a aposta e elevou a meta para 200 milhões. Ela foi batida nesta quarta-feira (21) com oito dias de antecedência. O presidente comemorou o feito e disse que o esforço durante a campanha de imunização ajudou a salvar dezenas de milhares de vidas no país.

Chumbo contra o governo

A prescrição do chamado ‘kit covid’, com medicamentos ineficazes no tratamento do novo coronavírus, deve ser um dos alvos da CPI da Pandemia no Senado. A Folha de S. Paulo revelou que o senador Renan Calheiros (MDB-AL), provável relator da comissão, tem em mãos um ofício que pode ser uma prova para denunciar a conduta do governo federal. O documento de 29 de junho do ano passado, enviado pelo Ministério da Saúde à Fiocruz, comprovariam a orientação explícita da então gestão Eduardo Pazuello – sob orientação do presidente Jair Bolsonaro – para o uso da hidroxicloroquina, que já era rechaçado por especialistas. “Solicito a ampla divulgação desse tratamento [uso da cloroquina ou hidroxicloroquina], considerando que ele integra a estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o número de casos que cheguem a necessitar de internação hospitalar para tratamento de síndromes de pior prognóstico, inclusive com suporte ventilatório pulmonar e cuidados intensivos”, diz o texto assinado pelo coronel Luiz Otavio Franco Duarte, então secretário de Atenção Especializada à Saúde.

Painel Coronavírus

Vacinados*
928,6 milhões no mundo
33,8 milhões no Brasil
*pessoas que receberam ao menos uma dose

Quando será a minha vez?

Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível ter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.

Casos confirmados
• 14.122.795 – acumulado
• 79.719 – novos infectados
• 6.720 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas
• 381.475 – óbitos acumulados
• 3.472 – novas vítimas fatais
• 2,7% – letalidade
• 181,5 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 21/04/21 – 18h

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Pergunte para a

Mônica.