PATROCINADORES

Nº 130: escassez na Índia, versão modificada e definição nos EUA

A Índia vive um momento dramático com sucessivos recordes de casos do novo coronavírus nos últimos dias. Mais de 1 milhão de pessoas testaram positivo para a doença só na última semana. O cenário poderia ser diferente, já que o país é o maior produtor de vacinas do mundo. A realidade, no entanto, é outra. Sem estoque suficiente para a população, os governos locais estão elevando as restrições de circulação e indicando que a imunização pode levar mais tempo do que o previsto.

AstraZeneca contra a variante sul-africana

A gerente para Áustria da AstraZeneca, Sarah Walters, informou neste domingo (18) que uma versão modificada da vacina do laboratório para conter a variante sul-africana pode estar pronta até o fim de 2021. Walters indicou que a atualização é necessária para eliminar as incertezas de que o imunizante seria menos eficaz contra a cepa do que contra a originalmente identificada na pandemia.

Efeito positivo

Dados divulgados pela prefeitura de Araraquara (SP) mostram que o lockdown, de 21 de fevereiro a 2 de março, foi capaz de diminuir os indicadores relativos à disseminação do novo coronavírus no município. Houve queda no número de diagnósticos positivos da doença, internações e óbitos. O balanço da administração municipal comparou os indicadores entre o primeiro e o 50º dia após o início do “fechamento” da cidade. O número de casos confirmados em 15 dias caiu 66,2%: de 2.361 (de 7 de fevereiro a 21 de fevereiro), para 799 (de 30 de março a 11 de abril). O número de internações caiu 24%: eram 218 pessoas em 21 de fevereiro e 165, no último dia 11. O total de mortes também teve queda expressiva: 62%. A doença matou 42 pessoas nos 15 dias anteriores ao confinamento. No período de 29 de março a 11 de abril, foram 16 vítimas.

Resposta nos EUA

As autoridades americanas prometem até sexta-feira (23) uma decisão sobre o uso da vacina de dose única contra o novo coronavírus da Johnson & Johnson. A informação foi adiantada pelo epidemiologista Anthony Fauci, assessor médico chefe do presidente Joe Biden, durante entrevista à rede CBS neste domingo (18). Na última terça-feira (13), a FDA e o CDC, agências federais de saúde, recomendaram a paralisação da aplicação do imunizante “por excesso de cuidado”, depois que seis pessoas desenvolveram um distúrbio raro envolvendo coágulos sanguíneos. Na mesma conversa, Fauci ainda comemorou a aceleração da vacinação no país, mas alertou que a batalha contra a doença não está vencida. Ele apontou que possivelmente será necessário um reforço nas doses, em um futuro próximo, com mais foco em novas cepas do vírus.

Painel Coronavírus

Vacinados*
890,3 milhões no mundo
32,8 milhões no Brasil
*pessoas que receberam ao menos uma dose

Quando será a minha vez?

Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível ter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.

Casos confirmados
• 13.943.071 – acumulado
• 42.980 – novos infectados
• 6.634 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas
• 373.335 – óbitos acumulados
• 1.657 – novas vítimas fatais
• 2,7% – letalidade
• 177,7 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 18/04/21 – 18h30

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − três =

Pergunte para a

Mônica.