PATROCINADORES

Nº 105: assalto no postinho; exemplo de Taiwan; soro do Butantan em humanos

300 mil óbitos

O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (24) os 300 mil óbitos por covid-19.

Sucesso de Taiwan

O jornal britânico The Guardian desta quarta-feira (24) comparou a condução da pandemia no Reino Unido e em Taiwan (imagem em destaque). Há semelhanças: são ilhas populosas, com economia desenvolvida e sistemas estruturados de saúde pública. E existem disparidades gritantes que merecem explicação. Com 63 milhões de habitantes, o Reino Unido contabiliza 130 mil mortos, 4 milhões de casos registrados e a cepa mais contagiosa em circulação. Já a ilha de Formosa, com população de 23 milhões, tem meros 10 óbitos e 1.007 casos. “Taiwan decidiu eliminar a circulação do vírus e o Reino Unido tomou a decisão catastrófica de tratar a doença como uma gripe, limitando sua transmissão em vez de eliminá-la”, explicou o pesquisador da Universidade de Edimburgo, Jay Patel. Ele destacou que a capital Taipé nunca precisou recorrer a lockdowns, pois logo foram adotadas políticas eficazes, como controles de fronteiras, testagem, rastreamento para isolar áreas com contaminações, isolamento célere de doentes e uso generalizado de máscaras. Os resultados estão aí.

Soro do Butantan para humanos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (24), as pesquisas clínicas com o soro hiperimune anti-Sars-CoV-2, do Instituto Butantan. Agora, os testes poderão ser feitos em humanos em busca de um medicamento contra a covid-19.

Retomada de atividades em Nova York preocupa

Prefeito Bill de Blasio quer transmitir segurança aos investidores

Cerca de 80 mil servidores públicos da cidade de Nova York devem retomar aos seus trabalhos presenciais a partir de 3 de maio. A decisão é do prefeito Bill de Blasio. Será uma retomada significativa para o epicentro da pandemia nos Estados Unidos. O objetivo é transmitir segurança aos investidores e encorajar as empresas a seguirem o exemplo. A iniciativa causou preocupação entre trabalhadores e líderes sindicais, que temem que o retorno seja prematuro, já que há cepas em circulação.

Ladrão de vacinas

Um homem armado invadiu a UBS Vila Império II, em Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, nesta quarta-feira (24). Ele roubou quase 100 doses de vacinas. De acordo com a Polícia Militar, uma funcionária foi rendida na sala de aplicação.

Europeus contra o Reino Unido

A União Europeia detalhou os parâmetros que usará para barrar a exportações de vacinas e IFAs para países que são grandes produtores de imunizantes, mas que não estão enviando as doses negociadas previamente ao bloco. O mais afetado seria o Reino Unido, a quem a UE acusa de não agir com reciprocidade e proporcionalidade. Embora o Brasil seja um produtor e está na lista de 33 países que receberam exportações da UE, não deve ser afetado, já que os critérios levam em consideração a situação da pandemia e recursos econômicos.

O que mais MONEY REPORT publicou

Painel Coronavírus

Dados atualizados em 24/03/21 – 21h

Vacinados

  • 475,6 milhões no mundo * (6,34% da população)
  • 15,21 milhões no Brasil * (7,2% da população)
    * Considerando as duas doses

Leitos de UTI

  • 90% de ocupação total em 19 estados brasileiros*
    * Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa

Casos confirmados
• 12.220.011 – acumulado
• 89.992 – novos infectados
• 10.689.646 – recuperados
• 1.229.680 – em acompanhamento
• 5.815,0 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas
• 300.685 – óbitos acumulados
• 2.009 – novas vítimas fatais
• 2,5% – letalidade
• 143,1 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + um =

Pergunte para a

Mônica.