Document
PATROCINADORES

Nº 289: a macabra declaração de Bolsonaro; de volta ao Pacaembu

“Apenas encurtou vidas”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista a alemães de extrema-direita, que “a covid-19 apenas encurtou a vida [de algumas pessoas] por alguns dias ou algumas semanas”, se referindo a pacientes que tinham algum tipo de comorbidade antes de serem diagnosticados com a doença. A declaração aconteceu em 8 de setembro, quando ele foi entrevistado pela dupla Markus Haintz e Vicky Richter. Os dois têm ligação com o movimento Querdenken. A imprensa brasileira só veio ter conhecimento da entrevista nesta sexta-feira (24).

O que MONEY REPORT publicou hoje:

Reforço na linha de frente

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou a inclusão de profissionais da saúde no grupo daqueles que receberão uma dose de reforço. A nova aplicação deverá ocorrer a partir de seis meses da imunização completa deste grupo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24).

SP volta aos estádios

Anteriormente, O Plano São Paulo previa o retorno em 1º de novembro

O Governo do Estado de São Paulo antecipou a volta das torcidas aos estádios de futebol a partir de 4 de outubro.  O anúncio aconteceu na noite de quinta-feira (23). Vacina e máscara serão obrigatórias. A capacidade será limitada para 30%. A previsão é que a capacidade seja ampliada para 50% em 16 de outubro e 100% em 1º de novembro. Os torcedores precisarão apresentar um comprovante com esquema vacinal completo. Aqueles que tiverem apenas uma dose da vacina, precisarão apresentar um teste negativo com validade de 48 horas para o tipo PCR ou de 24 horas para os de antígeno.

Fábrica sem inspeção

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que a fábrica chinesa que envasou as vacinas do lote interditado de CoronaVac não foi inspecionada pela agência, nem pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nem por outra agência com sistema regulatório equivalente ou por algum país membro do Convenção Internacional de inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).

___________________________________________________________

Informe Publicitário

__________________________________________________________

Isenção no IR para infectados

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de militares da reserva, vão poder pedir isenção de Imposto de Renda (IR) em caso de sequelas em decorrência da covid -19. As medidas estão no Projeto de Lei 1.100/21, dos deputados Wolney Queiroz (PDT-PE) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS), aprovado na Câmara dos Deputados. O PL acaba com período de carência para acessar benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez quando os segurados apresentarem complicações ou sequelas graves da doença. O texto seguirá para o Senado.

Infecções fluminenses

A variante Delta apareceu em 100% das amostras coletadas e sequenciadas em setembro no estado do Rio de Janeiro. A informação, ainda preliminar, foi divulgada nesta sexta-feira (24), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Foram sequenciadas 947 amostras coletadas em agosto, sendo 92% da delta e 7% da gama. Das 45 amostras com data de coleta em setembro, houve a identificação da delta em 100% delas”, informou a SES.

Garoto ganha direito a se vacinar

Um juiz na Holanda permitiu que um menino de 12 anos recebesse fosse vacinado, apesar do pai dele ser contrário. Segundo a imprensa local, o garoto queria se vacinar para diminuir os riscos quando visitasse a avó, que enfrenta um câncer de pulmão. Por não ter seu pedido atendido dentro de casa, o jovem levou o caso à Justiça. A decisão do Tribunal Distrital de Groningen foi favorável a ele na quinta-feira (23).

Butantan certificado

Testagem nacional

Painel Coronavírus

Vacinados

• 3,50 bilhões no mundo (45,01% da população)
• 6,07 bilhões no mundo (80,9% da população — cumulativo)
• 143,92 milhões no Brasil (67,5% da população)

Segunda dose *

• 2,51 bilhões no mundo (32,4% da população)
• 85,2 milhões de brasileiros (40% da população)
* dados aproximados

Casos confirmados no Brasil
• 21.327.616 – acumulado
• 19.438 – novos infectados
• 20.326.408 – recuperados
• 307.545 – em acompanhamento
• 10.148,9 – incidência por grupo de 100 mil habitantes

Mortes confirmadas no Brasil
• 593.663 – óbitos acumulados
• 699 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 282,5 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes

Dados atualizados em 24/09/2021, às 19h30

Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade John Hopkins (EUA) e Fiocruz

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.